quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

Insatisfação crônica

Ela acontece quando nada parece lá muito bom: você troca de trabalho, de namorado, de casa, de amigos e o pensamento "está bom, mas..." continua lá, grudado em você. Muda a situação, a sensação continua a mesma.
 
Neste post, meu objetivo é jogar alguma luz sobre essa ideia tão chata e que tem como consequência viver num mundo cinza.
 
A primeira coisa a dizer é que isso pode ser um sintoma de depressão. Então, caso você esteja sentindo isso há algum tempo (mais que três semanas, diariamente), vale a pena consultar um psicólogo ou psiquiatra.
 
A ideia "nada está (é) o bom o suficiente" pode ser consequência de dar muito valor ao que, de fato, não está bom/ não é agradável ou ao que não se tem. Sendo assim, tendemos a enaltecer a parte negativa e ignorar o que existe de bom, de útil e de agradável. Essa percepção pela metade faz com que tenhamos essa ideia igualmente distorcida de que as coisas são insuficientes.
 
E, se assim for, vale a pena registrar (sim, você leu isso mesmo! Minha sugestão é colocar no papel) as coisas positivas do seu trabalho, relacionamento ou dos seus amigos e, diariamente, avaliar se esta característica está lá. Se essa análise fizer você se sentir melhor, pode ser que, ao mudar a maneira como você valoriza as coisas, a sua satisfação também cresça (por que não fazer um teste??).
 
Por outro lado, se você fizer esse registro e as coisas positivas forem escassas mesmo, aí talvez seja a hora de se perguntar porque você se submete a algo deste tipo. Talvez seja a hora, também, de fazer um plano de ação para sair dessa situação.
 
De uma maneira ou de outra, enxergar as coisas de uma maneira diferente (e agir conforme, se necessário) poderá ajudar a melhorar a insatisfação crônica. Porque, afinal, ninguém merece uma vida cinza num mundo tão cheio de cores.
 
Ana Carolina Diethelm Kley
anacdkley@hotmail.com
Para me adicionar no Facebook: Ana Kley
Para me adicionar no Twitter: @AnaDKley

2 comentários:

  1. Boa Noite!

    Eu tenho quase certeza que tenho insatisfação cronica, mas não sei o que fazer para mudar, ja pensei em ir no psicologo mas fico meio que invergonhada pois nao sei o que dizer. Já achei que estivesse em depressão, pois estou sempre irritada e ja pensei em fazer muitas coisas só nao tive coragem.

    Não sei o que fazer para mudar o que você acha vale a pena consultar um medico para saber melhor sobre o assunto ou isso não tem cura.

    ResponderExcluir
  2. Oi, Jéssica. Acho que vale a pena consultar um médico e/ou psicólogo sim, por mais que você sinta vergonha. Afinal, insatisfação crônica é uma coisa muito chata para ter como companhia e, se alguém pode te ajudar a diminuir isso (e eu realmente acredito que essa possbilidade exista), por que não?
    Ah, e nós profissionais estamos acostumados a dar uma ajudazinha quando percebemos que aquele que nos consulta está meio sem jeito. Não se preocupe, somos especialistas nisso! O importante é você se cuidar e ir atrás de algo que pode te ajudar a ser mais feliz.

    Uma ótima noite pra você também.

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails