quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Autoestima: o que você já fez por ela hoje?

Muita se fala em autoestima. Vários são os que dizem não ter muita e mais ainda são aqueles que dão dicas para deixá-la mais forte, mais presente.
 
Mas, afinal, o que é isso?
Estimar é o mesmo que gostar. Lembre agora de alguém pelo qual você tem um grande apreço. Você o(a) admira? Se a resposta for sim, posso dizer que você tem uma imagem positiva desta pessoa, pensa coisas boas a respeito de como ela é e do que faz. Normalmente, o gostar e a admiração andar juntos.
 
Da mesma maneira, autoestima tem relação com a imagem que temos a nosso respeito: se pensamos coisas negativas sobre nosso jeito de ser, gostaremos menos daquele que veremos ao olhar no espelho. Se nos admiramos, por outro lado, nossa autoestima se fortalece.
 
Sendo assim, para ter mais autoestima, o caminho é melhorar a ideia que você faz de si. Fácil falar, difícil de fazer? Pode não ser tanto quanto parece.
 
O primeiro passo é sempre admitir que formar essa nova imagem é um processo gradual, que precisa de continuidade e que, mesmo que leve um tempo, compensa muito todo o esforço.
 
Sugestões de como fazer isso são:
- olhar para o que você já tem de positivo (vale lembrar dos elogios que você já recebeu e de feedbacks positivos em geral; não vale tirar o valor destes itens usando o "sim, mas" ou o "tudo ou nada")
- relativizar seus pontos fracos ou inabilidades (e por que não? Não é o que você faria por um amigo, pelo menos até ele ficar um pouco mais animado e conseguir reagir?)
- agir no sentido de construir novas habilidades e características que você admira
- cuidar mais da sua roupa, cabelos, unhas, etc
- cuidar mais das suas coisas
- andar com pessoas que te fazem bem
- fazer atividades que você tenha prazer e/ou nas quais você tenha mais habilidade
 
Se você se colocar como objetivo diário fazer, pelo menos, uma coisa a favor da sua autoimagem (e, portanto, de sua autoestima), com o decorrer do tempo, você (e todos a sua volta) começarão a perceber mudanças. Acho uma boa meta para 2013: construir uma boa autoestima. E você, gostou? 
 
Ana Carolina Diethelm Kley
anacdkley@hotmail.com
Para me adicionar no Facebook: Ana Kley
Para me adicionar no Twitter: @AnaDKley

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails