quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Por que é tão difícil tomar decisões


"Demoro muito para escolher alguma coisa"

"Preciso, com frequência, perguntar a opinião de alguém sobre o caminho a seguir”

"Costumo me arrepender das decisões que tomo e sempre penso como teria sido se tivesse feito diferente"

Essas são frases típicas das pessoas que se intitulam de indecisas.

E por que essa dificuldade existe?

Levando em consideração que é o que passa pela nossa cabeça que determina o que sentimos e fazemos, acredito que exista uma ideia que pode colaborar e muito para que esta questão:

“Se eu tomar a decisão perfeita, evitarei que coisas ruins aconteçam”

Traduzindo:

Emocionalmente (deixem o lado racional de lado ao ler isso aqui), solução perfeita é aquela alternativa que, além de não ter nenhuma desvantagem ou custo, ainda vai resolver a situação de forma definitiva imediatamente.
 
Sendo assim, as possibilidades tendem a ser descartadas porque ou apresentam alguma desvantagem ou não resolvem, de forma permantente e sem furos, o problema que está sendo enfrentado.

Você conhece alguma escolha que só tem pontos positivos? Nenhum, nenhum, nenhum custo?  

Até quando, na hora do seu almoço, você decide comer macarrão e não risoto, você tem um pequeno custo (se escolheu o macarrão, não comerá o risoto, e vice-versa. E, ainda, se resolveu comer os dois, pode ficar se sentindo estufado, o que também é uma desvantagem).
 
Sendo assim, será vantajoso perseguir uma possibilidade (a solução perfeita) que, por mais que você se esforce, nunca acontecerá? Ou há mais benefícios em utilizar uma saída que, embora "imperfeita", é a que se baseia nas informações que você dispõe hoje, além de ser aquela que apresenta menos custos e mais vantagens?
 
Afinal, pior que escolher uma solução imperfeita (na realidade, ela sempre será), é não fazer nada e prolongar o problema indefinidamente, muitas vezes piorando e deixando a decisão a ser tomada ainda mais complicada, num ciclo sem fim.
 
Ana Carolina Diethelm Kley
anacdkley@hotmail.com
Para me adicionar no Facebook: Ana Kley
Para me adicionar no Twitter: @AnaDKley

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails