sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

A telepatia pode acabar com seu humor

Tentar adivinhar o que passa na cabeça dos outros também pode acabar com sua auto-estima


Quando achamos que sabemos o que se passa na cabeça dos outros, ou o motivo pelo qual as pessoas fazem isso ou aquilo, podemos acabar nos confundindo ou nos enganando. Quantas vezes você já passou pela experiência de achar que alguém tinha agido por determinado motivo e descobriu, às vezes anos mais tarde, que não tinha sido nada daquilo? Isso é leitura mental: “ah, eu convivo tanto tempo com ele, já sei muito bem como ele pensa”, é o que normalmente falamos. Mas quantas vezes você se surpreende até com você mesmo? Imagine o quanto isso pode acontecer com os outros?


Então, antes de presumir que já sabe o que se passa na cabeça alheia (e criar problemas de comunicação, relacionamento, entre outros), pare e analise o que passou na sua: verifique se há evidências (fatos) que comprovem o que você pensou; expresse-se de maneira direta e veja (com a outra pessoa) se há fundamento nisso; expresse o que você deseja de forma objetiva (afinal, teoricamente, ninguém, de fato, tem essa habilidade de ler pensamentos).

Não deixe o catastrofismo atrapalhar seu dia

Quantas vezes você já se pegou pensando “fiquei nervoso à toa, as coisas nem foram tão ruins assim”?

Quantas vezes você ficou se preocupando com o pior, e nada daquilo aconteceu?

Se você passa por este tipo de situação com uma certa freqüência, pode ser que você tenha o hábito de catastrofizar as coisas; em outras palavras: a tendência de pensar (e acreditar) que o pior vai acontecer sempre e que você não terá como lidar com isso.

Facilite a tomada de decisões

Muitas vezes, estamos em situações difíceis onde há apenas dois caminhos e não sabemos como decidir por um deles.

Nestes momentos, podemos usar técnicas para facilitar nossa decisão: uma delas é colocar no papel as vantagens e desvantages de cada um dos caminhos; depois, para cada item damos uma nota de 0 a 10 em que zero representa algo que não tem importância e dez algo muito importante.

Assim, ao olhar o papel podemos ter uma noção da quantidade e da importância dos itens que representam benefícios e daqueles que nos remetem a custos. Com base nestas informações, podemos tomar uma decisão de forma mais tranquila e analisar quais seriam as consequencias de cada ação. Colocar no papel é algo que, além de não tomar tanto tempo quanto se imagina, ajuda muito mais do que simplesmente pensar a respeito.
Ana Carolina Diethelm Kley
Para me adicionar no Twitter: @AnaDKley
Related Posts with Thumbnails