sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

Será que eu tenho algum vício mental?

Vício mental (ou erro cognitivo) é a tendência a pensar sempre de uma determinada maneira diante de situações diferentes. Por exemplo, existem pessoas que tendem a fazer uma tempestade em copo d'água com quase todos os problemas; ou seja, o contexto muda, mas o que a pessoa pensa diante dele, não. Essa propensão a esperar o pior é conhecida como catastrofismo e acomete mesmo os mais otimistas, principalmente quem vê muito jornal. É claro que coisas ruins acontecem, mas será que são tão frequentes como o catastrofismo mostra?


Outro vício mental muito comum é a generalização, a tendência a tirar conclusões sobre o todo levando em consideração apenas uma pessoa ou um acontecimento isolado. Quem já não ouviu coisas do tipo "nenhum homem presta"? Acho mesmo engraçado quando homens me falam "mulher é tudo um bicho difícil" porque penso: ninguém presta, então??!!! Não, na realidade, é a tendência a generalizar que torna tudo um horror. Felizmente, isso não é realista afinal, existem pessoas de todos os tipos, inclusive as de boa índole (nos dois sexos).


Para saber se você sofre com algum vício destes, basta observar o que passa pela sua cabeça e verificar se você tem sido realista ultimamente ou pensado coisas como "como eu fui fazer uma coisa destas?". Esta é uma frase típica de quem colocou os pés pelas mãos, o que acontece com frequencia quando nossos vícios mentais tomam conta de nós.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails